Curso de Especialização em Terapia Familiar e de Casais

As diferentes configurações familiares atuais exigem dos profissionais das áreas de saúde, social e de educação novas formas de apoio e atendimento. Em função destas demandas, várias teorias e modelos de abordagem para atendimento aos grupos familiares se desenvolveram para o aperfeiçoamento do profissional. Nessa perspectiva, temos, então, novos instrumentos e recursos para uma atuação que contempla os anseios das famílias com relação aos seus vínculos e à diversidade de contextos.

A capacitação de profissionais de nível superior nas áreas de Ciências da Saúde e Ciências Humanas para o trabalho com famílias e casais, tornou-se imprescindível diante da multiplicidade das relações vinculares e dos contextos familiares de uma nova realidade social.

A especialização vem ao encontro da necessidade de aprimoramento e formação do papel de terapeuta familiar para sua atuação e desenvolvimento de suas habilidades específicas para este contexto.

A especialização possibilita aos alunos, o estágio, a pesquisa, a intervenção e o trabalho socioeducacional com as famílias em diferentes contextos sociais.

O curso de especialização em Terapia Familiar e de Casais do INTERPSI tem por objetivo geral formar terapeutas de famílias e de casais que atuem nas demandas disfuncionais de casais e famílias. Visa, ainda, familiarizar o aluno com a literatura de referência da área de terapia de famílias e casais, habilitar os alunos para o trabalho de terapia de casais e famílias e capacitá-los para o trabalho com grupos de casais e famílias.

Público Alvo: Psicologos, Educadores e Assistentes Sociais - Bachareis, Licenciados e Tecnólogos.

Carga horária: 390 hs

 

 

Gradient
logo transparente (2)(1).png

Especialização em Terapia
Familiar e de Casais 

Gradient
logo transparente (2)(1).png

Especialização em Psicodrama Clínico e Socioeducacional

2.jpg

Curso de Especialização em Psicodrama

​​​

O curso de especialização em Psicodrama tem por objetivo geral formar psicodramatistas atuantes nos focos clínico e sócio-educacional com base na filosofia, teoria e metodologia socionômica de J. L. Moreno e autores contemporâneos.

O Psicodrama tem como base metodológica a Psicologia, a Sociologia e o Teatro como norteadores do desenvolvimento humano. Tem como objetivo especializar profissionais de nível superior das áreas de Ciências da Saúde e Ciências Humanas, capacitando-os para o papel de psicodramtatista psicoterapeuta e socioeducacional para atuação nos contextos clínico, social, organizacional, comunitário e escolar.

A metodologia de ensino baseia-se na ação, conjugando teoria e prática, pela alternância de vivências psicodramáticas, aulas expositivas e dialogadas, práticas psicoterapêutica e socioterapêutica supervisionadas.

O curso é organizado em módulos seqüenciais de tal forma a estimular o desenvolvimento do aluno pelo conhecimento aliado à reflexão e à ação dramática. Para tanto, estimula-se a inserção do aluno na prática profissional caracterizada como estágio supervisionado por Psicodramatista Didata/Supervisor.

O psicodrama na área organizacional é aplicado nos trabalhos em grupos, na gestão de pessoas e no desenvolvimento de equipes e outras formas que atenda a necessidade da organização.

Público Alvo: Graduados das áreas de Psicologia, Serviço Social, Direito, Medicina, Ciências Sociais e Educação e alunos do último ano de graduação.

Duração: 512 horas

psicodrama.jpg